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Aprendizagens e Reflexões

"A luva vermelha" - Francesca Pirrone

Beatriz Costa, 19.06.24

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(Imagem da minha autoria)

 

Uma pequena luva perdida na neve e muitos animais com frio... Será que vão caber todos?!

As crianças poderão identificar os animais e os seus sons. Refletir sobre a amizade e o altruísmo.

 

! ACONSELHA-SE A LER COM “MINI” PESSOAS !

 

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(Imagem da minha autoria)

 

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(Imagem da minha autoria)

 

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(Imagem da minha autoria)

 

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(Imagem da minha autoria)

"O cuquedo e um amor que mete medo" - Clara Cunha

Beatriz Costa, 17.06.24

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(Imagem da minha autoria)

 

Uma viagem cheia de sustos... Todos os animais tentam impressionar o cuquedo, mas nada parece resultar... Até que... Aparece a cuqueda!

As crianças conhecem e identificam animais, reproduzem sons que eles fazem, deliram e alinham completamente na parte dos sustos.

 

! ACONSELHA-SE A LER COM “MINI” PESSOAS !

 

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(Imagem da minha autoria)

Divagações das "mini" pessoas #42

Beatriz Costa, 03.06.24

Eu - Olha, o senhor está a cortar os ramos do limoeiro...

Criança - Porquê?

Eu - Os ramos estão muito grandes, precisam de ser cortados...

Criança - ... E o senhor vai cair?

Eu - Não...

Criança - Ele tem uma escada? Ele vai cair...

Eu - Sim, tem uma escada para subir e conseguir chegar aos ramos...

Criança - E vai cair?

Eu - Não, ele não vai cair...

Criança - Mas ele pode cair?

Eu - Sim, se não tiver cuidado, mas o senhor está a ser cuidadoso. Ele tem de estar atento onde põe os pés...

Criança - Mas ele pode cair...

Divagações das "mini" pessoas #41

Beatriz Costa, 31.05.24

Eu - O senhor Lobo vai trazer o bolo. De frutas, certo?

Criança - Sim!

Eu - E que fruta queres?

Criança - Chocolate!

 

P.S.: Errada ela não está. "O cacau é o fruto do cacaueiro e o principal ingrediente do chocolate. É um fruto naturalmente amargo, pelo que lhe é adicionado açúcar e outros ingredientes, como leite e frutos secos durante o fabrico do chocolate."

Para consulta #4

Beatriz Costa, 24.05.24

Na sequência dos artigos já publicados sobre a liberdade das crianças - artigo 1, 2 e 3 - hoje partilho um artigo sobre parques infantis, que vai ao encontro do que já foi referido anteriormente - expor as crianças ao risco.

 

A última moda na Alemanha são os parques infantis que privilegiam o risco em vez da segurança a 100%

(Artigo de 2021)

 

"Os novos parques infantis alemães defendem uma nova aproximação à brincadeira: menos segurança, mais riscos. Tudo na medida certa, claro. A ideia vem de um corpo crescente de educadores, professores e produtores de parques infantis que acreditam que os parques devem deixar de privilegiar um ambiente de alta segurança e aversão ao risco, para passarem a incorporar uma dose moderada de perigo. Algum risco permitirá às crianças aprenderem a lidar com situações difíceis e a superar obstáculos – capacidades que lhes serão úteis na vida adulta."

Do escutismo

Beatriz Costa, 22.05.24

Excertos retirados daqui. Porque ser escuteiro também é educar.

 

"Todas as instituições, organizações, grupos, equipas, carreiras, planos, expectativas… apontam sempre para o topo; para que tudo seja imenso, maior, espetacular. A grande marca do escutismo é, paradoxalmente, a simplicidade da sua proposta: “deixar o mundo um pouco melhor do que o encontrámos.

...

"BP relembra-nos que o Homem é, estruturalmente, um ser religioso. Isto é, um ser aberto à transcendência, aberto a algo que vai para além dele, que o ultrapassa. Não podemos, por isso, desvalorizar e rejeitar o sentido transcendente da nossa existência, reduzindo todas as nossas esperanças humanas a este nosso frágil e incompleto mundo dos Homens!"

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"BP diz aos jovens de hoje para se apegarem à sua vocação espiritual e intelectual. Não cedam à pressão de um mundo que neles quer matar a mística, o espírito, a fé… à força de os torturar com problemas materiais, tecnológicos, financeiros, de afirmação pessoal, de habitação, de carreira, de futuro…"

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"BP diz aos jovens para acreditarem num mundo melhor,  que podem deixar o mundo um pouco melhor do que o encontraram. Mas BP recorda-nos que esta mudança é, sobretudo, interior e tem de começar por nós próprios! Tudo depende de vós, meus escutas… disse-nos BP."

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"O nível de coragem da pessoa em geral tem diminuído ao longo destas últimas décadas. O problema de se descredibilizar uma certa vida de “heroísmo” é que o mundo actual convida-nos a um estado de perpétuo comodismo, de aburguesamento, e de enfraquecimento da vida interior. É um mundo que nos alicia a não crescermos, a não termos espírito crítico, a não sermos mais do que meros consumidores… prolongando artificial e eternamente a infância."

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"É preciso lutar contra os clichés, contra os slogans, contra a manipulação encapotada e a falsa misericórdia. As novas gerações de escutas têm um papel importante a desempenhar."

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"Por outro lado BP diz-nos que precisamos de líderes, de dirigentes, de chefes escutas; não de tiranos, não de autoritários, mas precisamos de líderes com autoridade. E alguém com autoridade é alguém firme, lúcido e clarividente; alguém com autoridade é alguém que tem um ideal, é alguém que constrói coesão, que constrói Comunidade, constrói Agrupamento, constrói Patrulha. As comunidades vivem da verdade e morrem da mentira, dizia o sábio… Precisamos de líderes com autoridade, precisamos de líderes que falem com coragem, precisamos de líderes que falem a Verdade!"

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"A nossa coragem como líderes, não é, contudo, uma descrição de nós próprios, das nossas realizações, dos nossos títulos e medalhas… Nós não estamos na Verdade porque fazemos coisas “espectaculares”, porque fazemos muito voluntariado, separamos o lixo e somos amigos dos animais. Não é o fazer muitas coisas… que, por si só, nos traz a paz e, sobretudo, a “Verdade”. Pois, tal… poderia até, porventura, dar-nos uma ideia muito rica de nós próprios e constituir um entrave que nos mantém fechados em relação à “Verdade”, em relação à Promessa escuta que fizemos!"

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"Precisamos de líderes que se recusem a aceitar esta cultura anti cristã… secularizada mas perfumada, dissimulada mas alegre, cotidiana; que se organiza na cultura, na escola, na universidade, na política, na média, na arte e, pasme-se, dentro da própria igreja!"

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"Precisamos de líderes que se recusem a aceitar este veneno do relativismo contemporâneo, esta teia poluída de argumentos, de razões, de murmurações… Precisamos de líderes que não sejam uma mera personagem psicológica, anímica ou moralista; não se é bom líder por causa da actuação psicológica."

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