"A biblioteca da meia-noite" - Matt Haig
“Entre a vida e a morte existe uma biblioteca – começou ela – E, nessa biblioteca, as estantes estendem-se até ao infinito. Cada um dos livros oferece-te a possibilidade de viveres outra vida que podias ter vivido. Permitem-te ver como as coisas podiam ter sido diferentes se tivesses feito outras escolhas… Se tivesses a oportunidade de voltar atrás nos teus arrependimentos, farias alguma coisa de modo diferente?”
Nora, uma jovem mulher com a cabeça cheia de interrogações e com uma vida com a qual não estava satisfeita. Certa noite Nora decide suicidar-se e fica assim num limbo entre a vida e a morte. Neste limbo existe uma biblioteca, onde Nora tem a possibilidade de fazer novas escolhas e procurar a “vida perfeita” que não tem agora, isto era o que ela pensava… Ao entrar em cada livro, em cada vida, sente-se desgostosa, pois, a dada altura, acaba sempre por não gostar assim tanto daquela vida e volta, repetidamente, à biblioteca, onde escolhe livro atrás de livro…. Completamente perdida, sem saber como sair dali, e a falar com uma bibliotecária que aparece misteriosamente na biblioteca, Nora encontra-se assim a lutar contra o passado, o presente e o futuro…. Será que a sua vida atual era assim tão má?!... Será que conseguirá sobreviver?!... Ou será mais fácil deixar-se ir?!...
Um livro de fácil leitura, mas que nos põe a pensar nas nossas próprias escolhas. Onde estaríamos agora se tivéssemos optado por outro caminho?!