Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Aprendizagens e Reflexões

"Libertem as crianças" - Carlos Neto

Continuação

Beatriz Costa, 21.03.24

1.ª Parte

DIFERENTES FASES DO BRINCAR:

  • Jogo de estereotipia rítmica - movimentos grosseiros de balancear e dar pontapés - (entre os 0 e 3 anos).
  • Brincar com as mãos - estimula a curiosidade e aptidão para a resolução de problemas.
  • Ajustamento corporal - domínio do equilíbrio corporal.
  • Aquisições motoras, sensoriais, percetivas, emocionais, cognitivas e sociais - muito importantes para futuras aquisições mais complexas.
  • Jogo do exercício - grande exaltação física e motora, com movimentos vigorosos de corrida, saltos e manipulações.
  • Atividades lúdicas e motoras - infância tardia (entre os 6 e 14 anos) - maior contacto físico - jogos de luta e perseguição.

 

NÍVEIS DE ATIVIDADE CONFORME AS IDADES:

  • Com menos de 1 ano - Bebés devem ser fisicamente ativos, várias vezes ao dia e de forma variada, incluindo-se brincadeiras no chão. É aconselhável que não passem mais de 1 hora, por dia, restringidos a cadeiras, carrinhos, etc.
    • Entre os 0 e os 3 meses - Bebés devem dormir entre 14 a 17 horas.
    • Entre os 4 e 11 meses - Bebés devem dormir entre 12 a 16 horas.
  • Entre 1 e 2 anos - Devem brincar ativamente de forma significativa, não devendo passar mais do que 1 hora inativos. Não é recomendado passar tempo sedentário em frente a écrans.
  • Entre os 3 e 4 anos - Aumentar o brincar livre e a atividade física. O tempo sedentário em frente ao ecrã não deve exceder 1 hora.
  • Entre os 5 e 6 anos - Atividades intensas de brincadeira no interior e exterior - exploração, descoberta, autonomia, etc.

 

ATIVIDADES LÚDICAS - 4 GRANDES GRUPOS:

  • Jogo simbólico - o "faz de conta".
  • Jogo com objetos - naturais, didáticos, tradicionais, entre outros.
  • Jogo social - com regras, exemplos: macaca, mata, berlindes, etc.
  • Jogo de atividade física - atividade motora (agarrar, lançar, correr, trepar...).

 

BENEFÍCIOS DO JOGO DE LUTA E PERSEGUIÇÃO:

  • Compaixão e respeito mútuo.
  • Habilidades motoras.
  • Saúde física e agilidade corporal.
  • Implementação das relações entre pais e filhos.
  • Autocontrolo e autocorreção.
  • Competição/cooperação.

WhatsApp Image 2024-03-21 at 05.18.18.jpeg

WhatsApp Image 2024-03-21 at 05.18.18 (1).jpeg

WhatsApp Image 2024-03-21 at 05.23.12.jpeg

WhatsApp Image 2024-03-21 at 05.23.12 (1).jpeg

 

OS RISCOS:

  • O receio que as escolas têm de apostar em recreios e espaços exteriores mais desafiantes, por causa dos perigos inerentes, é uma preocupação.
  • Para existir segurança têm de existir riscos, para que a criança aprenda a enfrentá-los, sejam eles físicos ou emocionais. Um dos primeiros riscos da nossa existência é dar os primeiros passos.
  • É necessário:
    • Confronto com espaço natural ou construído - trepar, equilibrar...
    • Imprevisibilidade do meio - saltar da cama, nadar...
    • Aventura corporal e componente emocional e simbólica - corrida, jogos de luta...
    • Liberdade de escolhas de brincadeiras.
    • As crianças que se confrontam com o risco têm mais segurança. Os pais e educadores devem limitar os riscos.

 

PORQUE DIMINUIRAM OS RISCOS:

  • Urbanização limitadora do brincar.
  • Muito foco na segurança.
  • Aumento de notícias sensacionalistas.
  • Escolarização excessiva.
  • Espaços escolares padronizados, sem valor e sem riscos.
  • Diminuição do contacto com a natureza.
  • Excessiva proteção.
  • Sociedade adversa ao risco.

 

O QUE FAZER:

  • Formação parental.
  • Novos modelos pedagógicos nas escolas.
  • Criação de cidades amigas das crianças.
  • É necessário:
    • Brincar com grandes alturas.
    • Brincar a grandes velocidades.
    • Brincar com ferramentas perigosas.
    • Brincar com elementos perigosos.
    • Brincar a desaparecer.
    • Brincar à luta.

WhatsApp Image 2024-03-21 at 05.41.51.jpeg

WhatsApp Image 2024-03-21 at 05.41.51 (1).jpeg

(Todas as imagens da minha autoria)

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

8 comentários

Comentar post