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Aprendizagens e Reflexões

Projeto Casa da Árvore

Beatriz Costa, 22.09.23

Durante o estágio que fiz na valência de Pré-Escolar, eu e a minha colega de estágio fomos desafiadas a realizar um projeto com o nosso grupo de crianças. Nunca o tínhamos feito, nem sequer conhecíamos a metodologia do trabalho por projetos em Educação Pré-Escolar. A Educadora Cooperante ajudou-nos ao longo de todo o processo. E, caramba, como crescemos nestes meses!

 

De salientar que este grupo estava já familiarizado com este método de trabalho e possuíam um grande sentido crítico e criativo, ou seja, não era algo novo para eles. A Educadora fazia um excelente trabalho e isso notava-se. Fiquei rendida a esta metodologia, porque a Educadora não se limitava a “entreter" as crianças. As crianças eram estimuladas a PENSAR: tinham de ser elas a lançarem propostas de atividades, de projetos, de brincadeiras, ou seja, se queriam, realmente, fazer alguma coisa, tinham de pôr os neurónios a trabalhar.

 

Era muito bom ouvi-los, pois tinham já presente muitas noções de civismo, de espírito crítico e colaborativo. Por exemplo: sabiam que tinham de fazer uma votação para escolher qual o projeto que mais faria sentido para a escola, ou para a sala deles. Claro, tudo isto, com a nossa ajuda e a ajuda da Educadora Cooperante.

 

Tudo começou com desenhos. Todos desenharam um sonho que tivessem para a escola, ou para a sala. Depois, em grupo, fizemos uma seleção desses desenhos e dividimo-los em conjuntos. Analisamos cada um deles e cada uma das crianças deu a sua opinião. Fomos assim afunilando as propostas até chegarmos à Casa da Árvore.

 

A partir daí foi sempre a trabalhar. Tudo se moldou em torno deste projeto e assim foram exploradas todas as áreas presentes nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE)

 

Como não poderia deixar de ser, como todos os projetos, há sempre contratempos. Inicialmente contávamos com a ajuda de um professor-arquiteto, que depois não conseguiu dar-nos resposta. Ficamos um pouco à deriva, mas continuamos. Como fazemos o formato da casa? Com que altura? Pesquisamos algumas ideias no Pinterest e baseamo-nos numa imagem. Depois falei com os meus tios, que não trabalhando no ramo das construções, são muito engenhosos. Eles alinharam na loucura. Que tipo de madeira usar? E como vamos pagar? Patrocínio da empresa onde o meu pai trabalha, check. Forneceram-nos paletes. Teríamos de trabalhar com elas. Escadas? Madeira para o chão? Os meus tios desencantaram madeira em serrações e fizeram, antecipadamente, as escadas. De salientar que tudo isto foi sempre discutido, ao logo das sessões, com as crianças.

 

Como estávamos em altura de COVID tivemos de adiar, várias vezes, o projeto, mas, depois de várias tentativas falhadas, lá fomos nós. E assim, num sábado frio de fevereiro de 2022, concluímos o nosso projeto. Passamos lá o dia todo. Saímos cansados, mas extremamente felizes com o resultado. A EQUIPA: três tios + um primo + eu e a minha colega + a educadora + o pai de uma das "nossas" crianças + uma criança. 

 

Como o nosso estágio já tinha terminado, na segunda-feira seguinte, a Educadora enviou-nos um vídeo: As “nossas” crianças, aos pulos, na casa da árvore! Que sensação inexplicável!

 

Sim, nós construímos uma casa da árvore! OBRIGADA A TODOS!

 

Afinal os sonhos tornam-se realidade, só temos de trabalhar para eles!

 

 

 

 

(Imagens da minha autoria)

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