"Quatro Desafios de Escrita" - José da Xã
Antes de mais, obrigada José, por me ter enviado a sua obra de arte.
Admiro-lhe a capacidade de dar vida a estas personagens.
Admiro-lhe a perspicácia de conseguir abraçar cada desafio, com histórias carregadas de sentido e tão interessantes de ler.
Admiro-lhe a coragem de ter publicado o seu primeiro livro.
Parabéns, José.
(Imagem da minha autoria)
Malquíades - Homem de poucas palavras e com uma Beatriz para conquistar, não tinha como ser melhor. A Beatriz deste lado identificou-se com o nosso Malquíades. Muitas das vezes, prefiro escrever a falar. E assim temos: o nosso jornalista.
Elizário - Homem humilde, de coração enorme, daqueles raros nos dias de hoje. Tudo o que sabia fazer: trabalhar no campo e ser, genuinamente, um amor de pessoa. Aquele homem que foi avô, sem ser pai. Um açoriano que esteve na guerra, passou por Lisboa e acabou no Alentejo. E assim temos: o nosso agricultor.
Valdemar - Homem jovem, perspicaz e astuto. Um jovem inspetor na polícia, com uma carreira promissora. Apesar dos amontoados de papéis na secretária, não descansa enquanto não resolve os "seus casos". E assim temos: o nosso inspetor.
Quadros - Achei, especialmente, graça ao facto do Malquíades e a Beatriz terem aparecido novamente "em cena", juntamente com a pequena Eva.
José, obrigada por esta leitura. Tão leve, tão simples, mas tão boa.