Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Aprendizagens e Reflexões

What is a Woman? - Documentário

Extremismos

Beatriz Costa, 08.09.23

(Vídeo retirado do YouTube)

 

Cruzei-me com este documentário há algum tempo. Este documentário é realizado por Matt Walsh: marido, pai, apresentador e escritor. Este senhor vai em busca de respostas, que respondam à questão: "What is a Woman?". "O Que é uma Mulher?". Verdade seja dita: fica ainda com mais questões. E quem vir este documentário também.

 

Parece uma questão simples, mas as pessoas com quem se vai cruzando, sejam elas pessoas que aborda na rua ou especialistas em diversas áreas, não sabem responder diretamente. O que é uma mulher, pergunto eu, o que responderiam?

 

Se tiverem oportunidade, não deixem de ver.

Alguns das questões que se colocam no documentário:

  • A diferença entre sexo e género.

 

  • As casas de banho e os balneários será que deviam ser divididos entre sexo feminino e sexo masculino? Então e quem se identifica como mulher, mas o seu sexo é masculino?

 

  • Jovens que mudam de sexo aos 16 anos? Têm discernimento para tal? Explicam-lhes as consequências a longo termo?

 

  • Crianças que se consideram animais. Os professores e a sociedade em geral têm de aceitar? Apresenta, como exemplo, uma pessoa que se considera um lobo, "podemos ser tudo aquilo que quisermos". Será que é assim?

 

  • LGBTQIA+ (clicar na palavra para mais informações). Pronomes próprios, proposições, adjetivos, etc., para as pessoas LGBTQIA+? Fazem Sentido? Apresenta-se o exemplo de Demi Lovato, que se assume como não-binário (clicar na palavra para mais informações).

 

  • Desportos para Mulheres e Desportos para Homens? Será que devia existir esta divisão?

 

No final do documentário Matt Walsh volta para casa ainda mais confuso e questiona a esposa: "What is a woman?". Ao que ela responde: "An adult human female"

 

No final do documentário eu própria fiquei ainda mais confusa e cheia de questões. A meu ver, podemos ser quem quisermos ser, podemos transformar-nos em quem quisermos, mas não podemos ser extremistas. Não podemos ir para a escola nus, por exemplo, não é adequado, mas podemos andar nus em casa pois é a nossa liberdade. Há direitos e deveres, há limites impostos. Temos de manter a sanidade mental e a vida em sociedade sã.

 

Em concordância com o que já escrevi, deixo-vos estas transcrições que me parecem ir ao encontro de questões já abordadas:

 

… uma casa de banho por género (sim, leram bem outra vez) entre trans, intersexo, pansexuais, espíritos-duplos, transespécie e tantos outros e portanto casas de banho não faltam – faltam sim os alunos para as ditas mas tudo em nome da inclusão e ainda há pouco li sobre uma escola onde uma aluna se identifica e veste como um gato – e por falar em casa de banho as indicações para a dita traduzidas nas paredes da escola em 23 línguas e graças a Deus temos um professor de Hong Kong que sabe escrever em mandarim…  (Clicar aqui para abrir artigo completo).

 

Rapariga britânica de 13 anos diz que se identifica como sendo um gato. Colega questionou-a e professora não gostou. Chamou-lhe "desprezível", sugeriu que era homofóbica e falou em mudança de escola. (Clicar aqui para abrir artigo completo).

 

 

 

Definição de mulher no dicionário:

"Ser humano do sexo feminino ou do género feminino""mulher", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2023, https://dicionario.priberam.org/mulher.

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

16 comentários

Comentar post